CURSO
PROINFO
ALINE
RODRIGUES DA SILVA
ELIETE
DINIZ RIBEIRO
MARIA
LUIZA FAUSTINO CARDOSO
OSVALDO
DIAS DE SOUSA
SIMONE
DOS SANTOS TEODORO
PROJETO:
O fundo do mar
ARAÇARIGUAMA
2013
INTRODUÇÃO
O
presente trabalho tem o intuito de apresentar a importância de conscientizar a
preservação da vida marinha, ampliando o conhecimento e despertando o interesse
das crianças pela diversidade de espécies marinhas.
OBJETIVOS
- Observar e estudar
diversos animais marinhos;
- Despertar a curiosidade e
interesse pelas espécies;
- Propiciar o
desenvolvimento motor e cognitivo de forma concreta, lúdica e prazerosa;
- Construir painéis
coletivos;
- Desenvolver a oralidade
por meio de músicas e leitura de livros e textos informativos;
- Desenvolver a
sensibilidade, imaginação e percepção;
- Valorizar e preservar as
diversas espécies de animais marinhos;
- Refletir sobre as
características individuais de cada animal e risco de extinção;
- Valorizar o brincar como
essencial para o desenvolvimento integral da criança, utilizando movimentos e
brincadeiras sobre o tema;
- Explorar diversas técnicas
de arte, como materiais e suportes diversos;
- Desenvolver a oralidade, ampliando o
repertório.
CONTEÚDO
Linguagem oral e escrita
- Oralidade;
- Textos informativos;
- Livros diversos.
Meio Ambiente
- Preservação das espécies
marinhas.
Brincar
- Expressividade;
- Equilíbrio;
- Coordenação Motora;
- Ludicidade.
DESENVOLVIMENTO
- Roda de conversa;
- Leitura de textos
informativos e livros;
- Sacola de leitura (em
família);
- Mascote da sala;
- Pesquisa em família
(imagens e textos);
- Confecção de painéis;
- Painéis interativos,
envolvendo a família através de textos que despertam a curiosidade;
- Construção de um aquário
coletivo, para vivenciar os cuidados necessário com os peixes (alimentação,
limpeza, etc)
- Culinária;
- Excursão para o aquário
junto aos pais;
- Elaboração histórias sobre
animais marinhos com ajuda das crianças;
- Pintura em tecido (retalho
ou camiseta) de peixes junto com os pais.
- Contato com pequenos
animais do fundo do mar;
- Modelagem com argila e
massa d modelar;
- Confecção de listas (nomes
e imagens);
- Brincadeiras, músicas e
cantigas de roda;
- Fotos das crianças com a
família em contato com o mar;
- Confecção de brinquedos
(quebra-cabeça, dados grandes, móbile, etc).
TEMPO
Será desenvolvido no decorrer do ano
RECURSOS
- Livros;
- Multimídias, CDs, Filmes,
DVDs e outros;
- Revistas;
- Fotos;
- Fantoches;
- Obra de arte;
- Materiais e suportes
diversos;
- Espécies naturais.
.
RESULTADOS
Painéis,
portfólios, livros coletivos e evento cultural.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFICAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário